Notícias, comentários e espaço de discussão sobre Direito e Economia.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Demonstrações do Fluxo de Caixa

Demonstrações do Fluxo de Caixa

A Demonstração de Fluxo de caixa é uma das ferramentas contábeis, eapesar das semelhanças é diferente do fluxo de caixa tratado nesse trabalho, suaimportância é relativamente compreensível, pois não é necessário um conhecimentocontábil aprofundado por ser acessível e oferecer bastante clareza, segurança e apossibilidade de utilizá-la para tomar decisão.
A Lei n° 11.638/07, determina que, apartir do exercício de 2008, o relatório do fluxo de caixa passe a ser um documentode apresentação obrigatória, em substituição Das Demonstrações das Origens eAlicações de Recursos, pelas sociedades anônimas, inclusive pelas sociedades degrande porte, Porém essa Lei foi retificada e ratificada pela Lei n° 11.941/09. A demonstração do Fluxo de caixa visa evidenciar o confronto entre as entradas e as saídas disponibilizando uma visão dasatividades desenvolvidas dentro das disponibilidades e que representam o grau deliquidez da empresa.
Dessa forma o objetivo básico do fluxo de caixa é permitir oplanejamento dos desembolsos de acordo com as possibilidades de caixa, evitando-se ao acumulo de compromissos volumosos em período de pouco caixa.

Fluxo de caixa pelo Método Direto

A demonstração do fluxo de caixa quando elaborada pelo método direto exibedentro do grupo das atividades operacionais, primeiramente o valor que se refere àsentradas (receita de vendas de mercadorias/serviços), para que, em seguida, sejamsubtraídas às saídas (os valores referentes a pagamentos à fornecedores, salários eencargos sociais dos empregados, bem como os impostos e taxas e outras saídasfinanceiras e patrimoniais) e por fim o saldo final do período.

Fluxo de caixa pelo Método Indireto

A demonstração do Fluxo de caixa elaborada pelo método indireto apresentano grupo da geração interna de caixa, primeiro, o lucro líquido advindo daDemonstração do Resultado do Exercício, ajustado pelo somatório das despesasque não geram saída de caixa subtraída das que não geram entradas de caixa.Logo, são subtraídas da geração operacional de caixa, que é gerado pelas variações dos saldos das contas do Ativo Cíclico e do Passivo Cíclico.

.“A Geração Operacional de Caixa nada mais é do que a variação da necessidade de capital de giro”.

E por fim somam se à geração não operacional de caixa, ou seja, asvariações dos saldos das contas do Ativo e do Passivo não Cíclico e do Passivo Errático , para que se tenha o saldo final do período.
O método do fluxo de caixa indireto é aquele no qual os recursosprovenientes das atividades operacionais são demonstrados a partir do lucro do exercício, ajustado pelos itens considerados nas contas deresultados que não afetam o caixa da empresa.

Duplicatas a receber, provisão para devedores duvidosos, estoques, adiantamento a fornecedores, adiantamento a empregados, impostos indiretos a compensar (IPI/ICMS), despesas operacionais antecipadas,etc.
Fornecedores, impostos indiretos (PIS/COFINS, ICMS, IPI), adiantamento de clientes, provisões trabalhistas,salários e encargos, participações de empregados, despesas operacionais, etc.
Duplicatas descontadas, adiantamento de câmbio, empréstimos e financiamentos a curto prazo, dívidas para com partes relacionadas a outras contas de passivo financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário